top of page
  • Foto do escritorCafé Oyá

Controle da Poluição por Agrotóxicos


Poluição por Agrotóxicos - Utilizados para o controle de pragas e doenças que atacam plantações, os agrotóxicos são eficientes nessa função, porém sua utilização traz consequências graves para o meio ambiente e a saúde do planeta. O agronegócio ignora esses efeitos nocivos colocando o lucro acima da vida, utilizando veneno nas plantações de forma massiva e indiscriminada.


A poluição por agrotóxicos no meio ambiente só fica atrás do esgoto não tratado, sendo um dos maiores contaminadores de rios brasileiros. Eles se esvaem pelos rios, contaminam o solo, chegam às águas subterrâneas e vão para as nossas casas. Além disso, sabe-se que 99% do veneno aplicado nas plantações se dispersa na natureza matando diretamente os seres vivos que estão ao redor e destruindo nossos biomas.


O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, sendo responsável pela utilização de 20% de todo veneno mundial. No Brasil, existem 3.477 pesticidas no mercado, sendo quase metade deles aprovados nos últimos três anos. Ou seja, 45% dos produtos vendidos no país atualmente foram aprovados pelo governo Bolsonaro.


A Organização Internacional do Trabalho afirma que os agroquímicos causam 70 mil intoxicações agudas e crônicas por ano. Em sua grande maioria essas complicações evoluem para óbito, além de causar problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, manifestações gastrointestinais, alterações no sistema reprodutor masculino e feminino e câncer.


Priorizar modelos sustentáveis de produção garante a saúde da população, a preservação dos biomas e promoção de justiça social. A produção agroecológica é uma alternativa promissora, pois preserva os biomas, não utiliza de veneno para controle de pragas e produz alimentos justos, limpos, saudáveis e seguros.


Nossas escolhas e hábitos alimentares trazem consequências para o planeta e as escolhas políticas refletem na liberação de agrotóxicos, fiscalização (ou não) do uso indiscriminado e subsídio (ou não) de pequenos produtores que são os verdadeiros comprometidos com a segurança alimentar da população e a proteção dos biomas.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page